segunda-feira, julho 31, 2006

só mais um mês


Fonte: www.cbsnews.com

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por catorze dos seus quinze membros (o Qatar, único país árabe, votou contra) uma resolução que exige, com carácter obrigatório, que o Irão suspenda os seus programas de enriquecimento de urânio num prazo impreterível de um mês, a terminar no próximo dia 31 de Agosto.

A proposta de resolução foi apresentada pela Alemanha França e Reino Unido, que pediram aos estados membros que exerçam vigilância e evitem o fornecimento de material e tecnologia que possa servir o enriquecimento de urânio por parte do Irão.

O voto contra do Qatar vem, mais uma vez, confirmar as suspeitas de que possam ser os grandes produtores petrolíferos a patrocinar a guerra contra o ocidente. Não serão certamente os Estados (com poucos recursos) a pagar, com as receitas dos impostos, as jihad's e as intifadas, mas sim os grandes produtores privados de petróleo, que tanto poder económico detêm nos países da península arábica, berço do Islão, como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o próprio Qatar.

Sem comentários: