quarta-feira, março 11, 2009

a simplicidade...



É sempre assim. Do mais simples, o ser humano consegue fazer o mais complexo e simultaneamente mais belo. A nossa capacidade de pegar na matéria-prima e lapidá-la, limá-la, transformá-la em algo útil ou simplesmente mais agradável é um dom único. Basta que haja criatividade, vontade e, sobretudo, esperança.

Vejam o que é possível fazer a partir da simplicidade de uma folha de papel...





terça-feira, março 10, 2009

a visita



Há gente que, a bem ou a mal, marca a história de um país. Tendo em conta a tendência socializante, os tempos de guerra, bem como os casos de corrupção que se espalham por Angola, não lhe poderemos chamar história democrática. Fiquemos pelo termo "história recente"...

José Eduardo dos Santos tem realmente marcado os últimos 30 anos de um dos países com as maiores riquezas naturais à face da Terra. No entanto, restam dúvidas quanto à forma como tem conduzido os destinos da República Popular de Angola.

Os quatro maiores partidos portugueses deram hoje os parabéns ao presidente angolano pelos esforços para a paz e democracia. Pelo contrário, o Bloco lembrou a “perseguição política, violação dos direitos humanos e de liberdade de imprensa”, de que os próprios jornalistas portugueses já foram vítimas.

Esta visita deve ajudar-nos a pensar no longo caminho que Angola precisa ainda de percorrer para se tornar num verdadeiro Estado de direito democrático, embora haja outros países africanos que estejam ainda mais longe desta “abertura gradual, democrática, para a transição para a democracia”, como lhe chamou Paulo Rangel.

mensagem de quaresma

quinta-feira, março 05, 2009

congresso da maternidade



Nos próximos dias 6 e 7 de Março realizar-se-á o 1.º Congresso da Maternidade, promovido pela Federação Portuguesa pela Vida e pelo Museu das Crianças. O principal objectivo deste encontro é reflectir sobre o papel da maternidade e paternidade no actual contexto social.

O congresso, a reunir-se no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica, contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais, médicos, sociólogos e políticos que se propõem a analisar os mais variados assuntos na área do urbanismo, emprego e educação - preocupações cada vez mais indissociáveis do que é ser mãe e pai nos dias de hoje.