sexta-feira, agosto 04, 2006
a 4 de Agosto
Alcácer-Quibir: Reconhecimento do cadáver de D. Sebastião
Caetano Moreira da Costa Lima
Museu Nacional Soares dos Reis, Porto
Al-Kasr al-Kebir, Alcácer-Quibir para os portugueses, foi a cidade junto da qual se travou a batalha mais traumática da história lusa, há exactamente 428 anos.
A 4 de Agosto de 1578, um exército expedicionário de 15 000 soldados, mal preparados e pouco disciplinados, formado por portugueses e mercenários provenientes da Alemanha, Flandres e Estados italianos, enfrentou as forças de Abd el Malek, que havia deposto, com o apoio otomano, o sultão marroquino Mulei Mohammed, aliado de Portugal.
Sem rei (nem roque), os finais do século XVI deram início à mais que anunciada queda do Império português, queda essa que só não foi mais rápida devido à descoberta, em oitocentos, de ouro no Brasil.
Na aldeia de Suaken, onde se encontraram as forças militares, foi erguido um obelisco em homenagem a D. Sebastião e aos outros dois sultões, todos eles mortos em combate. A famosa "batalha dos três reis" ficará, pois, para sempre guardada na memória histórica de uma nação que ainda hoje aguarda insistentemente o regresso do seu "Rei Artur".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário