quinta-feira, outubro 11, 2007

sem dentes nem vacina



Por enquanto é só até aos 7-8 anos, mas a partir de 2012 passa a ser até aos 15 anos que os jovens espanhóis poderão fruir dos cuidados de saúde oral de forma gratuita.

Revisões periódicas pelos dentistas, instruções sobre dieta e saúde oral, avaliação das cáries e emplastres são os serviços que estarão disponíveis para qualquer criança espanhola, desde Janeiro próximo.

Outro bom vento que chega do país vizinho é a notícia de que já estão garantidas as verbas necessárias para pagar integralmente a vacina contra o papiloma humano, que previne o cancro do colo do útero.

Por cá, à excepção das ilhas, a maior parte das crianças continua longe dos dentistas. Como aliás em quase tudo, o Governo demonstra manter-se despreocupado no que respeita à saúde oral - questão que assume especial relevância na fase do crescimento.

Também quanto à vacina contra o papiloma humano, não se compreende o porquê de esta não ser oferecida, na íntegra, pelo Estado, visto ser um problema que afecta uma grande quantidade de mulheres - também em idade jovem.

É mais uma prova de que, em termos de saúde, o nosso Governo continua a não ter dentes nem a encontrar a melhor vacina para resolver os problemas essenciais.

Sem comentários: