terça-feira, julho 12, 2005

77% positivos a língua portuguesa

Ao contrário do que escreve e diz a comunicação social, o refrescarportugal escolhe um título positivo. Enquanto que a comunicação social espalha que os alunos do 9.º ano são péssimos a matemática (30% dos exames positivos), o refrescarportugal prefere salientar os bons resultados.
Muito se critica o ensino português e o insucesso dos estudantes portugueses, mas se colocarmos um "estudante médio" luso perante um "estudante médio" espanhol, italiano, francês, alemão, ou mesmo finlandês, apercebemo-nos de que a realidade não é tão triste, em relação a Portugal, como a pinta habitualmente o Eurostat. Compare-se o ensino nacional a outros europeus e é fácil entender que o nosso ensino é, muitas vezes, tão ou mais exigente do que outros.
Quem critica o ensino português, fá-lo sem conhecer a realidade além fronteiras. A verdade é que em Espanha ou em Itália, por exemplo, é fácil conseguir uma boa nota. No nosso caso, a boa nota fica para o professor. E não me refiro somente a casos em universidades, mas principalmente a casos em escolas secundárias.
Eu próprio ouvi um professor do 10.º ano dizer a um aluno que o "20 é para o professor, nunca para um aluno". E enquanto houver gente a pensar assim, continuaremos a ser campeões na mediocridade.
Será que são os nossos alunos os piores da Europa, ou será a mentalidade mesquinha de muita gente que é a pior da Europa...?

Sem comentários: