quarta-feira, abril 05, 2006

olha: tantos 'coglioni'...


Fonte: www.corriere.it

Depois das declarações de Berlusconi, que anteontem afirmou estimar demasiado a inteligência dos italianos "para pensar que haja por aí tantos 'coglioni' que possam votar, contra o próprio interesse", a esquerda em peso saiu às ruas, apregoando o slogan "io sono un coglione".
Para que fique esclarecido, a palavra "coglione", apesar do seu conceito técnico, é também muito utilizada em Itália para chamar cretino ou idiota a alguém.
As palavras do Presidente do Governo italiano inserem-se numa onda de insultos que têm vindo a ser lançadas, de parte a parte, pelos líderes das duas coligações candidatas.
No último debate transmitido pela Rai Uno, o "capo" da coligação L'Unione e antigo presidente da Comissão Europeia - Romano Prodi -, também conhecido em Itália como "il Professore", comparou Berlusconi a um bêbado, recorrendo a uma parábola de Bernard Shaw: "o Presidente Berlusconi, ao reduzir a sua campanha a números (referindo-se aos impostos), faz lembrar o "ubriaco" (bêbado) que não se serve do candeeiro para se iluminar, mas sim para se segurar e não cair".
A resposta do homem mais rico de Itália não tardou. Depois de pedir a Prodi que demonstrasse respeito pelo Presidente do Conselho, Berlusconi perguntou-lhe se não se envergonhava de voltar a ser o "idiota-útil" dos comunistas e ex-comunistas, que compõem em 70% a coligação L'Unione.
A luta aquece, mas só no próximo domingo veremos se serão os "coglioni" ou os "ubriachi" que vão atar os atacadores do país que é a "bota" mais famosa do mundo.

Sem comentários: