terça-feira, agosto 28, 2007

16 anos de independência



Foi a 24 de Agosto de 1991 que a Ucrânia se declarou independente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Desde essa altura, o país viveu anos de inflação galopante, insegurança e sinais de corrupção. A partir do virar do século, a economia passou a ter um dos melhores índices de crescimento da Europa.

Em 2004, após umas eleições fraudulentas das quais Viktor Yanukovich - apoiado pelo governo - saiu vencedor, a pacífica Revolução Laranja conduziu Viktor Yushchenko à presidência do país e Yulia Tymoshenko ao cargo de primeiro-ministro.

As eleições parlamentares, de 26 de Março de 2006, deram a vitória ao partido da oposição, liderado por Yanukovich, que passou a ser o novo primeiro-ministro.

A Ucrânia prepara-se agora para organizar, juntamente com a Polónia, o Campeonato Europeu de Futebol 2012.

Na sexta-feira passada comemorou-se o dia da independência, pela décima sexta vez.

segunda-feira, agosto 27, 2007

sombras nas brumas



É a maior atracção turística de Yangshuo, na província do Guangxi, no sul da China.

Este espectáculo dramático, a que o encenador Zhang Yimou chamou "Impression Sanjie Liu", conta com a participação de 5.000 artistas, entre cantores e bailarinos, aproveitando o belíssimo cenário natural do rio Li e das montanhas por ele percorridas.

Boa semana.

sexta-feira, agosto 24, 2007

más notícias para a habitação



A Euribor a três e a seis meses voltou a subir e já atinge valores acima dos 4,7 por cento, fazendo esquecer os mínimos de 2,2 % de 2005.

O Banco Central Europeu entendeu ser necessário este aumento, devido à actual instabilidade reinante no mercado. Assim, estes novos valores afectarão os novos empréstimos e as operações cuja revisão periódica se efectue no mês de Setembro.

A preocupação recai agora sobre as famílias já endividadas e, principalmente, sobre os jovens, num mercado imobiliário em que, não obstante a entrada em vigor da recente lei das rendas, continua a compensar a compra de imóveis ao arrendamento.

O país aguarda, ansiosamente, por uma nova e séria política de habitação.

finalmente!!!

Enfim, alcançou-se um acordo no BCP, que passa pela apresentação de uma lista conjunta de mais quatro membros para o conselho geral e de supervisão. Serão eles o professor Alberto Castro, António de Sousa, da JP Morgan, António Mexia, pela EDP e Mar Bellis, do banco Fortis.

O objectivo deste acordo é o da pacificação no seio do maior banco privado português, o que fará com que a próxima assembleia geral decorra com maior tranquilidade.

Ao que parece, até Joe Berardo ficou satisfeito.

chamas em Sintra



Apesar ter sido circunscrito no final do dia de ontem, o incêndio que assustou as populações da área de Pernigem, Gouveia, Nafarros e Carrascal, no concelho de Sintra, foi demasiado difícil de controlar.

Tudo começou pelas 10 horas da manhã e, com o vento a soprar a cerca de 30 km por hora, só pouco antes do pôr-do-sol terminaram as últimas descargas por helicóptero.

Foram mais 200 hectares ardidos, agora mais perto de Lisboa, num país que todos os verões fica menos verde. O governo já adquiriu helicópteros, mas estes somente podem ser utilizados depois do fim da época de incêndios, por falta de licenças, que duram três meses a ser concedidas.

É o Portugal que temos.

quarta-feira, agosto 22, 2007

em Outubro



José Sócrates já deu a confirmação. O texto do novo Tratado tem de estar pronto em Outubro, para que a presidência portuguesa termine com sucesso.

Espera-se, no entanto, que Polónia e Reino Unido possam ainda criar alguns entraves na discussão, pois já anunciaram querer ter a possibilidade de rejeitar a qualidade vinculativa da Carta dos Direitos Fundamentais.

Entretanto, Luís Amado vai, em quatro dias, correr o Montenegro, Kosovo, Líbano e Chipre.

terça-feira, agosto 21, 2007

'atún Chávez'



O periódico peruano Expreso denuncia o aproveitamento político do presidente venezuelano, acusando-o de fazer política com a tragédia do terramoto no Perú, ao oferecer latas de atum etiquetadas com a sua foto.

Por cá, já tínhamos visto atum Ramirez, mas Chávez ainda não.

há 199 anos



Após a vitória de dois dias antes, na Roliça, frente às forças de Delaborde, o exército luso-britânico (18.000), comandado por Arthur Wellesley - futuro duque de Wellington -, derrotou no Vimeiro, em 21 de Agosto de 1808, os cerca de 12.000 homens do General Junot, naquela que foi uma das mais importantes batalhas da Guerra Peninsular.

ainda parado



Inaugurado em 1885, classificado monumento nacional em 2002, é um dos ex libris da cidade de Lisboa e já foi até tema de êxitos musicais. O elevador da Glória, que sobe a Calçada com o mesmo nome, ligando os Restauradores ao Bairro Alto, está parado desde Abril de 2006 devido às obras de reabilitação do Túnel do Rossio e, apesar da promessa de reabertura para meados de Agosto, a verdade é que hoje - dia 21 - ainda esperam os turistas por uma reinauguração do mais famoso funicular da capital portuguesa.

segunda-feira, agosto 20, 2007

é bem!

"A maior alegria de qualquer gestor com alguma sensibilidade social é criar postos de trabalho. Mas primeiro temos e ter bons resultados com as operações que temos para gerarmos recursos que são investidos em activos que por sua vez empregam pessoas. Este é o círculo virtuoso."

Ferreira de Oliveira, presidente da Galp, ao Diário Económico de 20/08/2007

o estranho caso da herdade de Silves

Artigo 62.º(Direito de propriedade privada)
1. A todos é garantido o direito à propriedade privada e à sua transmissão em vida ou por morte, nos termos da Constituição.

2. A requisição e a expropriação por utilidade pública só podem ser efectuadas com base na lei e mediante o pagamento de justa indemnização.




Ainda ninguém sabe explicar muito bem o que se passou na Herdade da Lameira, em Silves, onde um hectare de milho foi destruído pelos activistas do movimento ambientalista "Verde Eufémia". Ou talvez aqueles que sabem não queiram explicar...

O Governo apenas considerou o acto inaceitável e prometeu que se seguirá agora uma investigação a cargo dos órgãos de polícia criminal competentes. No entanto, a GNR manteve-se impávida e é necessário esclarecer os portugueses sobre a inércia das forças de segurança.

Foi invadida e destruída propriedade privada, o que consubstancia um crime. Espera-se, por conseguinte, uma posição mais concreta, clara e inequívoca do Estado, na defesa de um direito que é constitucionalmente consagrado.

a saudosa 'rentrée'

O novegraus regressa de férias, numa altura em que a silly season formal começa a chegar ao fim, embora por vezes o país pareça viver em silly season material há já demasiado tempo.

No entanto, e como estamos apenas no arranque de uma nova temporada política, cultural e desportiva, o novergraus regressa à habitual técnica de dar a conhecer o que se passa em outras longitudes...


Okinawa (124°E)
O Boeing 737 que se incendiou na pista do aeroporto de Okinawa, no Japão, em que se salvaram todos os passageiros, antes que o avião explodisse.


Pequim (116°E)
A visita a Pequim de Albert Speer Jr., filho do arquitecto que projectou aquela que poderia ter vindo a ser a grande capital alemã. Ao que parece, Speer Jr. foi convidado para requalificar a capital chinesa e prepará-la para o século XXI, a um ano dos Jogos Olímpicos.


Caracas (66°W)
E já que falamos em regimes autoritários, porque não anunciar a nova ideia de Hugo Chávez? O presidente venezuelano prepara-se para alterar o fuso horário do seu país, de 4 horas em relação a Greenwich para 3 horas e meia. A nova hora oficial entrará em vigor a 01 de Janeiro de 2008, tornando os dias venezuelanos mais longos, o que criará "mais tempo útil para progredir", nas palavras messiânicas do presidentíssimo latino-americano.


Washington D.C. (77ºW)
Ainda na política, fica uma nota para a saída de Karl Rove da Casa Branca. O principal conselheiro de George W. Bush, que tem sido considerado um dos maiores génios na comunicação política, abandonará o cargo no final do mês de Agosto. Mais uma prova de que ainda há pessoas que têm o bom-senso de sair no momento certo, para dar lugar aos mais novos.


Pasadena, Califórnia (118ºW)
Decorrem as eliminatórias para o concurso a Miss Teen USA 2007, dedicado a jovens entre os 15 e os 19 anos, que culminará na grande final de Passadena, California, a 24 de Agosto.


Nova Iorque (74ºW)
Os desfiles no mundo não se limitam às beldades humanas e, em Nova Iorque, decorre o 2007 Pet Fashion Week, em que modelos profissionais humanas caminham em passerelle na companhia de outros modelos profissionais canídeos. O evento, que vai já na segunda edição, assume-se como um momento de enorme relevância para a indústria dos acessórios para animais domésticos.

Bem, agora já podemos falar de Portugal...