quinta-feira, agosto 03, 2006

40 anos sobre o Tejo


Fonte: pt.wikipedia.org

Desde 1876 que se falava já na construção de uma ponte para ligar Lisboa à margem esquerda do Tejo, mas só em 5 de Novembro de 1962 se iniciou a construção daquela que viria a ser inaugurada a 6 de Agosto de 1966 com o nome de "Ponte Salazar".

Agora "Ponte 25 de Abril", tem um comprimento total de 2278 metros entre os maciços de amarração, situados nas margens norte e sul e um vão central de 1013 metros. Continua a ser a ponte com a mais longa viga de rigidez contínua, sendo que a fundação da sua torre sul é a mais profunda do mundo (com 82m).

Ainda hoje, é a única ponte suspensa de grandes dimensões com circulação rodoviária e ferroviária, em simultâneo.

Curiosamente, o pilar da torre norte assenta numa falha sísmica que só foi descoberta no aquando da construção das fundações de suporte ao pilar, o que originou um acidente que vitimou alguns mergulhadores-operários. É por isso considerada uma obra de risco, que é vigiada regularmente pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e pelo ISQ (Instituto da Soldadura e Qualidade).

De "Salazar" a "25 de Abril", até pode ter sido construída uma nova ponte, mas os lisboetas vão continuar a chamar ao maior ex libris da capital "ponte sobre o Tejo".

Sem comentários: