terça-feira, agosto 22, 2006

parabéns à Cruz Vermelha


Foto: news.bbc.co.uk

Há exactamente 142 anos (1864), 12 Estados - Baden, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Hesse, Itália, Países Baixos, Portugal, Prússia, Suíça e Württemberg - adoptavam a primeira Convenção de Genebra, que criava a Cruz Vermelha Internacional.

A mais famosa organização humanitária internacional foi fundada por Jean Henri Dunan com o nome de Comité Internacional para Ajuda aos Militares Feridos, designação que viria a ser alterada em 1876 para o nome que actualmente conhecemos - Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Devido à sua enorme expansão na nobre causa da assistência humanitária durante a Primeira Grande Guerra, a Cruz Vermelha Internacional recebeu em 1917 o único Prémio Nobel da Paz atribuído entre 1914 e 1918.

Espalhada, hoje em dia, pelos quatro cantos do mundo, a Cruz Vermelha Internacional assume nomes e símbolos diferentes em diversos lugares: Cruz Vermelha, Crescente Vermelho, Diamante Vermelho e Estrela de David.

Desde sempre, Inter Arma Caritas - "entre as armas, caridade" - é a principal razão pela qual a organização continuará, por muitos mais anos, a prestar assistência a quem mais precisa (assim esperamos).


Também em 22 de Agosto:

(1415) as tropas portuguesas, comandadas por D. João I - "O da Boa Memória", conquistavam a cidade de Ceuta que viria, mais tarde e até hoje, a ficar sob o poder de Espanha, por o seu governador ter recusado aclamar o Duque de Bragança como rei de Portugal, aquando da Restauração de 1640.

(1770) James Cook desembarcava na costa leste da Austrália.

(1922) era assassinado Michael Collins, líder revolucionário irlandês, Ministro das Finanças da República da Irlanda e Director dos Serviços Secretos do IRA.

(1976) falecia, em acidente rodoviário, Juscelino Kubitschek de Oliveira (conhecido como JK), presidente do Brasil entre 1956 e 1961, responsável pela criação da nova capital Brasília e criticado pela política que conduziu a problemas de inflação e endividamento do Estado brasileiro.

Sem comentários: