terça-feira, maio 22, 2007

e ele ficou!



Traian Basescu, com mandato suspenso pelo parlamento da Roménia, continuará em funções.

Foi este o resultado do referendo de 19 de Maio, em que participaram 48% dos eleitores romenos e mediante o qual 75% se pronunciaram pela não destituição do seu chefe de Estado.

O antigo presidente da Câmara de Bucareste e presidente da Roménia desde 2004 foi suspenso das suas funções, em 20 de Abril, depois do parlamento romeno ter aprovado um voto de impeachment, por aquele se ter alegadamente substituído ao poder judicial. A par da sua Ministra da Justiça, Basescu terá tentado convencer o Ministério Público a prosseguir com investigações em processos de corrupção, visando algumas importantes personalidades políticas, o que evidenciaria uma conduta inconstitucional de violação da separação de poderes.

Este resultado do referendo transformou-se numa derrota para a coligação antipresidencial, que tinha conduzido a operação de destituição de Basescu. E, de acordo com os apoiantes do presidente, foi uma vitória da luta contra a corrupção política e judicial, bem como contra os chamados "círculos de interesses económicos".

No entanto, veio já o jornal Cotidianul defender que, agora, Basescu só poderá escolher uma das seguintes três soluções: "Um governo minoritário, um governo de tecnocratas ou eleições antecipadas."

Sem comentários: