sexta-feira, setembro 28, 2007

o eixo Teerão-Caracas



Ao que parece, não bastaram os acordos de 8.000 milhões de dólares (6.096 milhões de euros) firmados entre os chefes de Estado iraniano e venezuelano. A verdade é que a aliança entre os dois países começa a tornar-se cada vez mais sólida.

Hugo Chávez recebeu ontem Mahmud Ahmadinejad, desafiando na madrugada desta sexta-feira o "imperialismo" dos Estados Unidos, numa breve visita que o líder iraniano realizou ao seu maior aliado das Américas. Ahmadinejad, acabado de chegar de La Paz, na Bolívia, e de uma viagem à sede da ONU (em Nova Iorque), deixou um aviso a Bush: "Resistiremos até o final ao imperialismo. Com a graça de Deus sairemos vitoriosos".

Esta visita ao palácio presidencial de Miraflores vem reforçar a ideia, que o presidente norte-americano tem vindo a defender, de que Chávez está a procurar transformar a Venezuela num "abrigo para terroristas".

Às palavras de Lee Bollinger, reitor na Universidade de Columbia, que caracterizou o líder iraniano como um "pequeno e cruel tirano", o presidente venezuelano respondeu que Ahmadinejad é, "em vez de pequeno, (...) um dos grandes lutadores anti-imperialistas desta era mundial".

Agudizam-se os discursos do eixo Teerão-Caracas contra Whashington, numa altura em que o próprio George W. Bush tem procurado tranquilizar os ânimos entre o ocidente e mundo árabe, ao ter convidado a Síria para discutir o futuro da Palestina.

Sem comentários: