sexta-feira, setembro 21, 2007

o governo 'offline'



O primeiro-ministro deu início ao debate da Nação de hoje com mais um discurso de propaganda do seu plano tecnológico. Falou nos serviços públicos online e insistiu que Portugal é o sétimo melhor país do mundo no estudo de e-Government da Brown University.

José Sócrates, que ganhou as eleições prometendo um "choque tecnológico", está realmente a cumprir essa promessa. Esquece-se, contudo, que também prometeu mais emprego para os portugueses, mais crescimento económico e uma melhor qualidade de vida para todos. Propostas que, de entre muitas outras, ainda não o vimos pôr em prática.

É, de facto, importante estar na 7.ª posição na lista de países com serviços públicos online, mas essa posição de Portugal somente poderá demonstrar um alto grau de desenvolvimento se os portugueses tiverem emprego e, em consequência, dinheiro para pagar o acesso à internet. Terá, porventura, o sr. primeiro-ministro consciência de quantas são as pessoas que têm possibilidades de aceder aos serviços públicos através da world wide web?

José Sócrates tem de conhecer o país em que vive. Ora, se foi ele próprio que admitiu que havia uma grande quantidade de portugueses a sobreviver no limiar da pobreza, que descaramento é vir agora dizer na cara dessas pessoas que os serviços públicos online são a prova de que vivemos num país desenvolvido. E todos sabemos que não é a prova-provada, mas unicamente um mero indicador, muito longe de servir de prova de crescimento económico e de qualidade de vida. É necessário somá-lo com todos os outros!

O sr. primeiro-ministro que vá às perdidas aldeias de Trás-os-montes, ao Alentejo profundo, à sua própria região - a Beira -, ou mesmo às ruas da noite lisboeta, que se enchem de gente que dorme nas esquinas, com pedaços de cartão...

De que vale vangloriarmo-nos de ser o segundo melhor país da Europa com serviços na internet, se só o primeiro-ministro e mais um grupo de pessoas (a que, por acaso, temos a felicidade de pertencer) podem aceder a eles?

O "choque tecnológico" é a única promessa do PS que está a ser cumprida, por ser a mais fácil. Falta tudo o resto... e nisso, o governo está absolutamente offline!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente, é este o socialismo que temos... Afinal, parece que a esquerda se esqueceu de quem mais precisa. Devia ser a direita a pegar nesses valores esquecidos por eles e mostrar que é que se preocupa com as pessoas.