terça-feira, maio 22, 2007

e ele ficou!



Traian Basescu, com mandato suspenso pelo parlamento da Roménia, continuará em funções.

Foi este o resultado do referendo de 19 de Maio, em que participaram 48% dos eleitores romenos e mediante o qual 75% se pronunciaram pela não destituição do seu chefe de Estado.

O antigo presidente da Câmara de Bucareste e presidente da Roménia desde 2004 foi suspenso das suas funções, em 20 de Abril, depois do parlamento romeno ter aprovado um voto de impeachment, por aquele se ter alegadamente substituído ao poder judicial. A par da sua Ministra da Justiça, Basescu terá tentado convencer o Ministério Público a prosseguir com investigações em processos de corrupção, visando algumas importantes personalidades políticas, o que evidenciaria uma conduta inconstitucional de violação da separação de poderes.

Este resultado do referendo transformou-se numa derrota para a coligação antipresidencial, que tinha conduzido a operação de destituição de Basescu. E, de acordo com os apoiantes do presidente, foi uma vitória da luta contra a corrupção política e judicial, bem como contra os chamados "círculos de interesses económicos".

No entanto, veio já o jornal Cotidianul defender que, agora, Basescu só poderá escolher uma das seguintes três soluções: "Um governo minoritário, um governo de tecnocratas ou eleições antecipadas."

quinta-feira, maio 17, 2007

para quê tanto militante...?



Qualquer militante de um partido que escrevesse uma carta ao seu líder mereceria uma resposta, ainda que fosse uma "carta-standard" daquelas que já nos habituámos a receber quando ninguém quer saber de nós.

Ora, qualquer pessoa honrada, perante a carência de resposta à dita missiva, o melhor que teria a fazer seria desfiliar-se, pois este acto de ignorar um militante não é apenas falta de respeito ou educação. É mesmo falta de carácter.

Daí que Helena Roseta tenha toda a razão ao ter entregue o seu cartão de militante e apresentar-se a Lisboa como candidata independente.

E Sócrates, que não poderia escolher João Soares (que continuou até ao último milésimo de segundo a oferecer-se para abandonar Sintra e abraçar Lisboa), escolheu António Costa, o seu braço direito no Governo, e foi roubar um juiz ao Tribunal Constitucional - Rui Pereira - para substituir aquele.

Do outro lado, mais à direita, o outro líder decide-se por optar para Lisboa por um presidente de uma Câmara que tem sido um importante bastião do PSD. A resposta de Seara foi clara. Ninguém no seu perfeito juízo abandona uma Câmara onde sabe que voltará a ganhar, para se candidatar a Lisboa, como perdedor antecipado, e depois regressar a Sintra, numa brincadeira ao bom estilo de Soares (o júnior).

Mas Seara não é Soares (Jr.). Por isso, Marques Mendes voltou-se para o Eng. Ferreira do Amaral, que já perdera em 1997 contra o actual vereador socialista de Sintra, quando este era presidente em Lisboa...

Parece complicado? E repetitivo? Mas ainda há mais. Porque o Engenheiro (este, inscrito na Ordem e já habituado a perder em Lisboa) também não aceitou o convite, para espanto da Nação.

Contudo, continuava Mendes a teimar que não tinha ainda convidado alguém.

No fim de contas, Mendes acabou por ir buscar Fernando Negrão a Setúbal, porque o ex-director da PJ havia conseguido em 2005 um resultado histórico naquela Câmara (2.º lugar). Talvez esta escolha para Lisboa seja exactamente para tentar segurar um 2.º lugar, que é o melhor e único resultado que Mendes já percebeu que poderá almejar, na capital.

Ou seja, o PSD de Marques Mendes está em pior situação que Benfica e Sporting na Liga 2006/2007.

Feitas as contas, tanto PS e PSD somente conseguem desencantar candidatos ou putativos candidatos que integram já outros órgãos (Costa no Governo, Soares em Sintra, Seara em Sintra, Negrão em Setúbal, ou mesmo Ferreira do Amaral que seria um repetente em Lisboa).

Sinceramente, para quê ter tanto militante nos partidos? Para quê tantos militantes, se os escolhidos são sempre os mesmos e são estes mesmos os que são sempre chamados para "apagar" todo e qualquer fogo?

Mais uma vez, os partidos, que rejeitam a democraticidade interna e em que só mandam os líderes (ou quem está por detrás deles), dão mostras de que o nosso sistema político caminha a passos largos para o fim, na demanda da Quarta República, da terra do Preste João, ou talvez mesmo do Armagedão...

Admirem-se quando, pelo país inteiro, começarem as candidaturas independentes a crescer como cogumelos! E a ganhar eleições!!!

quinta-feira, maio 10, 2007

como combater o 'jet lag'

De acordo com os cientistas da NASA, por cada fuso horário que atravessarmos, o nosso corpo leva, pelo menos, um dia a recuperar.

Tim Brown, especialista em medicina do desporto há mais de 20 anos e habituado a acompanhar as competições da ASP (Association of Surfing Professionals), explicou à revista californiana TransWorld Surf (May 2007) quais os truques mais fáceis e rápidos para combater o jet lag.

1. evitar álcool ou café - "water is king here";
2. comer produtos frescos e naturais;
3. tomar suplementos, como multivitaminas;
4. fazer exercícios de respiração;
5. acertar o relógio para o fuso horário de destino.

Simples. Na próxima viagem transoceânica, é só experimentar para ver se resulta.

absolutamente fenomenal



Eça é que é Eça...

quarta-feira, maio 09, 2007

terça-feira, maio 08, 2007

dizem que sim

"... depois dos três impérios dos Assírios, Persas e Gregos, que já passaram, e depois do quarto, que ainda hoje dura, que é o romano, há-de haver um novo e melhor império que há-de ser o quinto e último"
P. António Vieira

ainda é um jardim



Mais uma vez, Alberto João ganha na Madeira. Não que alguém tivesse dúvidas... Contudo os mais de 60% do PSD-Madeira fizeram mossa na imagem do PS de (Eng.) Sócrates, que até nas Regiões Autónomas insiste na sua falsa obsessão pelo défice. Falsa porquê? Porque se o Governo de Sócrates estivesse mesmo interessado em acabar com o défice recorreria a receitas extraordinárias e a uma credível diminuição das despesas em propaganda e desperdício, no único Estado-membro da União cujo défice ultrapassa os 3% do PIB.

O problema é que quem se mete com Alberto João Jardim, raramente sai ileso.

É claro que Marques Mendes aproveitou a ocasião para colher louros de uma vitória que não é sua, mas unicamente de Jardim. Aliás, parece que Marques Mendes só abandonará a Comissão Política Nacional do PSD no momento em que descobrir que, consigo na liderança, o PSD só ganha mesmo eleições na Madeira. E ainda assim, terá alguma dificuldade em abandonar o cargo...

No entanto, apesar de aqui no continente o estado de graça do PS na opinião publicada parecer nunca mais ter fim (mesmo com Otas e diplomas) e o PSD de Marques Mendes dar últimos suspiros todas as semanas, a Madeira, serena, resiste e (até 2011) continuará a ser, literalmente, um Jardim.

o conservador inconformista



Nicolas Paul Stephane Sarkozy de Nagy-Bocsa.

Há quem lhe atribua características em muito semelhantes às de Napoleão. Político conservador, ambicioso, popular, mas que se assume publicamente como um modernista e um homem de rupturas.

Comprou guerras com os jovens extremistas a quem chamou de "escumalha". Por conseguinte, Paris tem vivido duas madrugadas a ferro e fogo, com explosões e manifestações contra o advogado que, nascido filho de um imigrante húngaro, chegou ao mais alto cargo político do país.

É o novo e vigésimo terceiro Presidente da República Francesa (depois das suas férias em Malta).