quinta-feira, fevereiro 01, 2007

o perdão


Foto: www.prolococeriale.it

Há alguns dias, o cónego Tarcísio Alves, pároco de Castelo de Vide, garantiu ao Diário de Notícias que "Os cristãos que vão votar 'sim' no referendo serão alvo de excomunhão automática, a mais pesada das censuras eclesiásticas". O título do artigo do Diário de Notícias de 19 de Janeiro era mesmo "Quem votar 'sim' fica sem funeral religioso".

Ora, parece que atingimos o ponto máximo do fundamentalismo religioso medieval. Grave seria uma mulher votar SIM e dizer ao padre que tinha votado NÃO, para não ser excomungada.

No entanto, hoje, em conversa à TSF, o Padre Feytor Pinto deixou bem clara a sua posição no que toca à mulher que aborta. Apesar de ser um defensor do NÃO no referendo de dia 11, Feytor Pinto esclareceu que o Catolicismo é uma religião fundada no perdão e, como tal, perdoa os pecados dos seus seguidores. Quando um crente se confessa, ele fá-lo exactamente para conseguir o perdão. E se Cristo perdoou, também os padres devem perdoar.

Assim, por maioria de razão, quem perdoa uma mulher que interrompe a sua gravidez não pode recriminar (maxime excomungar) um católico que vote SIM no referendo. No mínimo, deve perdoá-lo.

E quanto às infelizes declarações de Tarcísio Alves... Que Deus o perdoe.

Sem comentários: