quinta-feira, fevereiro 08, 2007

a ver (ou rever)


Foto: www.cduniverse.com

Numa das minhas deambulações pela "fnac", descobri o filme de 1990 com que o realizador Whit Stillman se estreou e que dá pelo nome de "Metropolitan".

No decorrer da trama, recordei as primeiras longas-metragens de Woody Allen, quando escrevia e filmava no seu melhor, à volta de satíricos diálogos psicóticos. É aliás inacreditável como, de uma história nada complicada, Stillman consegui criar momentos de humor fantásticos e pensamentos filosóficos simples que dão realmente que pensar.

O argumento é simples. Conta-nos as férias de Natal de alguns jovens da aristocracia de Upper East Side de Nova Iorque, com os seus bailes de debutantes e encontros after-parties. Surge Tom, um outsider com ideias socialistas e filho de pais divorciados, que vai gerar a discórdia dentro do grupo.

De salientar a actuação Chris Eigeman (Nick), com os seus mordazes comentários, e a excelente Carolyn Farina (Audrey), apaixonada pelo protagonista Edward Clements (Tom), actor cuja performance deixa um pouco a desejar. Sem esquecer as fantásticas teorizações de Taylor Nichols (Charlie), ao estilo Woody Allen, sobre a so called "Urban Haute Bourgeoisie".

É um filme a que vale a pena assistir com atenção, especialmente porque está à venda sem legendas em idioma algum - nem mesmo em Inglês.

Sem comentários: